Pra mim foi uma troca cultural interessante entrar num templo cristão, que não é uma igreja católica "normal", nem a igreja dos crentes no Soure.
As regras são basicamente as mesmas na religião ortodoxa, com algumas leves diferenças. Eles se benzem primeiro na parte esquerda e depois na direita. E ficam se abaixando enquanto se benzem e quando entram na igreja, vão atrás de algum retrato para beijar. No início achei estranho, mas me acostumei.
Lembrei bastante de minha vó com isso. Com um detalhe: ela nunca seria ortodoxa. Por um motivo simples: nos templos quase não tem onde sentar. Ela já claudica metade de Nova Soure com dificuldade para ver a missa, se chegasse lá e tivesse que sentar no chão ou ficar em pé, com certeza se sentiria desestimulada.
Tem até até umas cadeirinhas ao lado, mas com a quantidade de idosos que vão à missa do Soure, estaria sempre cheio.
Algo interessante da minha viagem é que nesses últimos 2 meses, acho que entrei em mais igrejas do que no resto da vida. E andei muito em ortodoxas.
Iasi tem uma catedral que é visitada por gente do mundo inteiro por um detalhe: Santa Parascheva.
Pelo que me contaram e não fui pesquisar mais afundo, ela era uma mulher pura e bondosa e por isso, mesmo depois de morta, seu corpo continuou sem se decompor, diferentemente daquela arquiteta loira velha de Mulheres Ricas, que está em putrefação mesmo enquanto viva.
Ela nunca morou em Iasi. Se quer deu ousadia para ir morrer lá. Mas por algum motivo levaram seu corpo para lá. E ao que parece ela gostou, porque quando tentaram remover o caixão de vidro cheio de detalhes de ouro, ele ficou tão pesado, que nenhum homem foi capaz de tirá-lo do lugar.
Hoje em dia uma vez por ano há uma romaria gigantesca na cidade para tocar no corpo. Eu toquei várias vezes.
Tem um vidro de proteção, mas há um buraco nele que nos permite tocar sua mão. Já somos amigos.
O mais interessante é que seu rosto está coberto por uma máscara de ouro. Me disseram que há algum tempo atrás, quando o corpo era totalmente à mostra, uma maluca apareceu e fez menção de beijá-la, mas em vez disso deu uma mordida e saiu correndo com um naco do nariz da santa.
Como não cresceu nenhum nariz novo e não quiseram deixar o buraco lá aberto, colocaram a máscara.
Mais no video.
(Um pouquinho da historia da Santa Parascheva, em espanhol porque no hay en portugues: http://es.wikipedia.org/wiki/Parascheva_de_los_Balcanes)
Que nojo comer um pedaço de uma velha morta
ResponderExcluirCole, Iza...
ResponderExcluirTem um tempero especial. Gostinho de queijo.