sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ming

O interessante de olhar tudo que já postei no blog é perceber que isso foi apenas o começo.



A minha vinda pra Europa em tese se deu para fazer um intercâmbio na Romênia. A parte do mochilão e de porralocar pelas capitais turísticas foi apenas um plus que tecnicamente poderia ter sido dispensado. Ou não.


Obviamente não.

Mas enfim, agora começa uma experiência totalmente nova. Daí em diante sou eu um tanto mais imerso na cultura desse país ainda estranho pra mim, com o objetivo de dar aulas de educação financeira para adolescentes de uma cidadezinha no interior da Romênia. É um intercâmbio da AIESEC.



O primeiro passo foi me dirigir a uma conferência, onde receberia um treinamento para entender realmente o projeto e fazer melhor o trabalho na minha futura cidade, Iaşi (a pronúncia é algo como Iash).


Para mim foi ao mesmo tempo algo muito novo, mas também como uma volta ao Brasil. Primeiro porque nesse encontro, mais da metade dos intercambistas participantes é brasileira. Um inclusive de Salvador. Outro detalhe interessante foi que já conhecia algumas coisas da conferência, em virtude do trabalho na AIESEC. É interessante como as coisas se repetem até aqui.


Mas também foi algo novo. Começou meu contato um pouco menos superficial com o povo romeno e também com o trabalho que vou ter que desenvolver. Conheci também um pessoal de Taiwan, que me surpreendeu de tanta animação. 


Enquanto os brasileiros estavam no quarto reclamando do cansaço, as taiwanesas estavam pra cima e pra baixo querendo saber se ia ter festa naquela noite.






Foram quatro dias interessantíssimos, onde aprendi coisas sobre o sistema bancário romeno (e tenho que admitir que cada vez mais só consigo enxergar o Brasil como um país de primeiro mundo em muitos aspectos... A gente pode fazer empréstimo no caixa eletrônico!), ensaiei os treinamentos, curti drinking games, conheci ainda mais a cidade, conheci gente e fiz amigos e aprendi a dizer "vagina" em dois novos idiomas.





(Está escrito: vagina. Ao menos eu acho... Por isso Amanda Fang Ming está fazendo essa cara.)

Foi uma experiência muito enriquecedora e já dá pra ver que minhas próximas semanas serão bem diferentes. Já deu pra ver que mochilão é diferente de intercâmbio, cada um com suas vantagens e seus perrengues.

Um comentário: